Golpe da CNH envia notificação extrajudicial falsa para motoristas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez um alerta importante sobre o novo golpe da CNH, que tem enganado cidadãos em diversas partes do país. Criminosos enviam mensagens de SMS com “notificações extrajudiciais” falsas para roubar dados pessoais e induzir pagamentos fraudulentos.

Golpe da CNH envia notificação extrajudicial falsa para motoristas. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O golpe da CNH já foi identificado em vários estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Amazonas. O Detran reforça que essas mensagens não são legítimas e orienta os motoristas a ignorá-las e denunciar tentativas de fraude.

Os casos têm preocupado autoridades em estados como Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo e Pernambuco. Para sua proteção, é essencial não clicar em links suspeitos e confirmar qualquer cobrança diretamente com os canais oficiais do Detran.

O que diz a notificação do golpe da CNH?

“Suspensão da sua CNH em andamento, saiba mais e evite sua restrição”, diz a mensagem golpista que circula pelos celulares, por meio de SMS.

Ao acessar o link, o motorista é levado a fornecer informações pessoais e realizar pagamentos indevidos. O Detran reforça que mensagens deste tipo são falsas e que dados sensíveis nunca devem ser comparados

Como se proteger do golpe da CNH?

A Associação Nacional dos Detrans (AND) emitiu um alerta sobre o golpe da CNH, destacando os riscos de mensagens falsas decorrentes da suspensão ou cassação da habilitação. Segundo Givaldo Vieira, presidente da entidade e diretor do Detran/ES, é essencial redobrar a atenção.

O golpe da CNH utiliza notificações fraudulentas enviadas por canais não oficiais para enganar motoristas. A orientação é evitar clicar nos links e reportar imediatamente o caso à Ouvidoria do Detran ou às autoridades policiais do estado.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile