Quem tem boleto com vencimento marcado para esta quarta-feira, 20 de novembro, recebeu uma boa notícia: não é preciso pagar o débito na data. No entanto, vale entender que a cobrança continuará sendo feita, a única mudança é que a data de pagamento será outra.
Nesta quarta-feira é comemorado o Dia da Consciência Negra, a data marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. A comemoração existe desde 2003, iniciamente inclusa no calendário escolar. Em 2023, 20 anos depois, foi sancionada como feriado nacional.
Alguns estados, como São Paulo, já consideravam o dia 20 de novembro como feriado. Mas, no fim do ano passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou que o Dia da Consciência Negra seja feriado em todo país.
Por conta disso, os serviços bancários são atingidos e precisam ser pausados. Logo, os boletos com vencimento em feriado podem ser pagos depois.
Pagamento de boleto que vence no feriado
Como no dia do feriado nacional os sistemas bancários não funcionam, os valores pagos em boleto não são computados. Isso significa que a quantia não caí na conta do recebedor naquela data.
Por isso, fica autorizado que o pagador ignore aquela data de vencimento tendo duas opções:
- Pagar 1 dia útil antes: neste caso, terça-feira 19 de novembro (pode liberar desconto);
- Pagar 1 dia útil depois: neste caso, quinta-feira 21 de novembro (sem cobrança de juros).
O que não pode é deixar de pagar o boleto só porque o seu vencimento está marcado para um dia de feriado.
Funcionamento dos bancos no feriado de 20 de novembro
Quem precisa resolver alguma pendência com o banco deve estar atento aos prazos. Isso porque, em feriado nacional o funcionamento do serviço bancário recebe mudanças.
Logo, as opções são as mesmas de quem tinha boleto com vencimento para essa data. Ou o cliente procura a agência um dia antes, ou aguarda o próximo dia útil.
Pelas regras gerais funciona assim:
- As agências bancárias ficam fechadas para atendimento com funcionário, apenas os caixas eletrônicos funcionam;
- Pagamentos de boleto não são computados nesse dia, sendo permitido pagar no próximo dia útil seguinte, neste caso 21 de novembro;
- Transferência via TED só caí no próximo dia útil seguinte;
- PIX funciona normalmente.
Nada muda para o uso dos cartões de débito e crédito.