Bancos anunciam mudanças no horário de funcionamento desta semana

Uma série de feriados em novembro vai alterar o funcionamento das agências bancárias em todo o país. No Rio de Janeiro, a situação é ainda mais especial, com feriados municipais extras por conta da Cúpula do G20.

Bancos anunciam mudanças no horário de funcionamento
desta semana. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Nos dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira, respectivamente, não haverá atendimento nas agências bancárias do Rio de Janeiro. Esses dias foram declarados feriados municipais para garantir a fluidez do trânsito e a segurança durante o evento internacional.

Além dos feriados municipais do Rio, o dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) também é feriado nacional pela primeira vez e as agências estarão fechadas em todo o Brasil.

A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, comenta mais sobre funcionamento de bancos em feriados, confira.

Transações bancárias nos feriados

Mesmo com as agências físicas fechadas, os clientes podem continuar realizando suas transações bancárias através dos canais digitais, como aplicativos e internet banking. O PIX, por exemplo, funciona normalmente durante os feriados.

Para quem precisa realizar pagamentos de contas com vencimento nos feriados, a recomendação é antecipar o pagamento ou utilizar os canais digitais. Contas de consumo como água, luz e telefone, assim como carnês, podem ser pagos no dia útil seguinte ao feriado sem acréscimo.

Tributos

Os tributos geralmente já vêm com as datas ajustadas aos feriados. Caso não esteja ajustado, a sugestão é antecipar o pagamento ou agendar o pagamento nos canais digitais dos bancos.

Para evitar transtornos, é importante que os clientes se programem e realizem suas transações bancárias com antecedência. Ao planejar seus pagamentos, você garante que suas contas estejam em dia e evita multas e juros.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile