13º salário do INSS cai para aposentados em 1 semana; veja data oficial

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que começaram a receber benefícios entre junho e outubro de 2024 já podem contar com um reforço no orçamento para as festas de fim de ano: o 13º salário. Esse valor adicional, que tradicionalmente auxilia nas despesas de fim de ano, será pago em novembro.

Desta vez, o 13º salário será creditado em uma única parcela, que será depositada entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro. A liberação dos valores seguirá a ordem de pagamento usual: começa com os beneficiários que recebem um salário mínimo e, em seguida, os que têm benefícios de valores maiores.

Essa medida busca dar um alívio financeiro aos segurados para o período de fim de ano, ajudando a cobrir despesas adicionais e a movimentar a economia com o aumento no poder de compra dos beneficiários.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o 13º salário do INSS, confira.

Quem tem direito?

Têm direito ao 13º salário os beneficiários que recebem:

Valor do 13º salário

O valor do 13º salário corresponde a uma parcela do benefício que o aposentado ou pensionista recebe mensalmente. Para benefícios temporários, como o auxílio-doença, o valor será proporcional ao período em que o benefício foi pago.

Vale lembrar que beneficiários que recebem até dois salários mínimos estão isentos do Imposto de Renda sobre o 13º salário. Além disso, benefícios por doenças graves também são isentos. Aposentados com 65 anos ou mais têm direito a uma cota extra de isenção a partir do mês de seu aniversário.

Calendário do 13º do INSS

Para benefícios um salário mínimo

Para quem recebe mais de um salário mínimo

 

Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile