Realizar o sonho da casa própria é um desejo de milhares de brasileiros. Tradicionalmente, é comum que os cidadãos busquem a Caixa Econômica Federal para conseguir um financiamento imobiliário. O banco é conhecido por oferecer as melhores condições para quem deseja financiar uma casa ou apartamento. No entanto, essa tarefa pode ficar mais difícil no próximo ano.
Recentemente, a Caixa Econômica Federal instituiu uma série de mudanças nas regras para financiamento imobiliário. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as medidas estão sendo tomadas como forma de ajustar a demanda ao orçamento disponível para contratação de financiamentos imobiliários.
Isso porque, de acordo com o Jornal O Globo, a Caixa dispõe de apenas R$ 3 bilhões para liberar em financiamentos neste ano. O valor, que parece alto a primeira vista, ainda não é o suficiente para atender todos os cidadãos que possuem contratos pré-aprovados com o banco. Atualmente, somando todas as solicitações da fila de espera, o valor necessário é de R$ 20 bilhões.
Entenda como funcionam os financiamentos da Caixa Econômica Federal:
- Atualmente, para realizar o pedido de um financiamento no banco, o cidadão precisa buscar uma agência;
- No local, ele deverá informar qual imóvel deseja adquirir e também apresentar informações sobre os seus rendimentos;
- Nesse momento, o banco deverá realizar uma análise da solicitação e em seguida deverá liberar um contrato pré-aprovado;
- Após essa etapa, ele deverá aguardar a liberação efetiva do financiamento;
- No entanto, o contrato pré-aprovado tem um prazo de validade;
- Com o objetivo de proteger os cidadãos que já estão nessa etapa, a Caixa anunciou uma ampliação da validade do contrato pré-aprovado;
“A Caixa estabeleceu novos limites de financiamento. Como medida de proteção às pessoas (que tem contratos pré-aprovados) está dando prazo de validade maior para concretizar seus contratos. Não queremos derrubar as operações em curso”, afirmou Inês da Silva Magalhães, vice-presidente de Habitação da instituição.
- Para novos clientes, a perspectiva é de que a liberação efetiva do contrato também demore;
- Isso porque a Caixa ainda precisará zerar essa fila antes de disponibilizar novas contratações;
- Por isso, os cidadãos que estão interessados em contratos com a Caixa devem buscar o banco o mais cedo possível para diminuir o tempo de espera.
Confira outras informações sobre financiamentos imobiliários por meio da Caixa neste link.