INUSITADO! Pessoa cai em golpe do zap e termina condenado a 24 anos de prisão; veja como não cair nessa

A história de Shan Hanes, um executivo que perdeu milhões em um golpe de criptomoedas e foi condenado a 24 anos de prisão, serve como um alerta sobre os perigos de investimentos em ativos digitais sem o devido cuidado.

INUSITADO! Pessoa cai em golpe do zap e termina
condenado a 24 anos de prisão; veja como não cair nessa. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre outros golpes, confira.

Como tudo começou?

De acordo com matéria do jornal O Globo, tudo começou quando Hanes recebeu uma mensagem no WhatsApp prometendo altos retornos em um investimento em criptomoedas. A facilidade de uso da plataforma e a promessa de lucros rápidos o atraíram, e ele decidiu investir as suas próprias economias.

No entanto, a ganância falou mais alto e Hanes passou a desviar dinheiro de diversas fontes, incluindo a igreja que frequentava e o próprio banco onde trabalhava. Ele chegou a transferir milhões de dólares para contas controladas pelos golpistas, na esperança de recuperar seus investimentos e obter ainda mais lucros.

As consequências do golpe

O esquema de golpe de Hanes foi descoberto após um vizinho desconfiar de suas atividades e alertar as autoridades. Com a falência do banco e a perda de milhões de dólares, Hanes foi condenado a 24 anos de prisão.

Como se proteger de golpes como esse?

Para evitar cair em golpes como o de Hanes, é fundamental seguir algumas dicas:

  • Desconfie de promessas de ganhos rápidos e fáceis: se um investimento parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
  • Pesquise sobre a empresa ou plataforma de investimento: verifique a reputação da empresa e se ela é regulamentada por órgãos competentes.
  • Não compartilhe seus dados pessoais e financeiros com desconhecidos: seja cauteloso ao fornecer informações sensíveis, como senhas e dados bancários.
  • Consulte um especialista: se você está pensando em investir em criptomoedas, procure orientação de um profissional qualificado.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.