Alerta emitido sobre o fim do saque-aniversário do FGTS pode prejudicar o bolso dos trabalhadores

Uma proposta que preocupa os trabalhadores brasileiros está sendo discutida no Congresso Nacional: o fim do saque-aniversário do FGTS. Essa modalidade, que permite aos trabalhadores sacarem uma parte do seu Fundo de Garantia anualmente, pode deixar de existir, caso a proposta do Ministério do Trabalho seja aprovada.

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, defende a extinção do saque-aniversário, alegando que essa modalidade fragiliza o fundo de garantia. No entanto, essa proposta tem encontrado resistência em diversas frentes, inclusive dentro do próprio governo.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o fim do saque-aniversário, confira.

Por que a preocupação?

A possibilidade de perder o saque-aniversário preocupa trabalhadores e especialistas por diversos motivos:

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário libera apenas uma parte do saldo da conta do FGTS. Quem opta por essa modalidade pode retirar uma parcela anual, de acordo com o mês de nascimento, mas perde o direito ao saldo total em caso de demissão sem justa causa, ficando apenas com a multa rescisória de 40%.

A adesão ao saque-aniversário é opcional e deve ser feita pelo trabalhador através do aplicativo do FGTS ou do site da Caixa Econômica. Aqueles que aderirem à modalidade e quiserem retornar ao saque-rescisão precisam aguardar um período de 24 meses para concluir a transição.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile