Participantes do Enem 2024 vão receber incentivo financeiro; Veja quando o valor será depositado

O Ministério da Educação confirmou o pagamento de um incentivo financeiro para alguns participantes do Enem 2024. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio foram encerradas no último domingo, 10/11.

Boa notícia para os participantes do Enem 2024, ter comparecido nos dois dias de prova vai render um incentivo financeiro. O pagamento dos R$ 200 será feito pelo Ministério da Educação, por isso pessoas de todo o país poderão receber.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o pagamento desse incentivo, confira.

Incentivo financeiro para os participantes do Enem 2024

Participantes do Enem 2024 vão receber incentivo financeiro;
Veja quando o valor será depositado
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Ministério da Educação informou que o valor será pago aos estudantes que se inscreveram e participaram dos dois dias de prova, 03 e 10 de novembro. O valor é destinado àqueles que já sejam beneficiados pelo Pé-de-meia.

“A ajuda de custo que o MEC está pagando por meio do Pé-de-Meia para participação nas duas provas, além de ser um incentivo, é também um suporte para que os estudantes que encontram mais dificuldade para participar tenham as melhores condições possíveis para comparecer às provas”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Manuel Palácios.

O pagamento do Incentivo Enem deve ser feito entre os dias 20 e 27 de fevereiro de 2025. Atenção, apenas quem está matriculado no 3º ano do ensino médio poderá receber esse incentivo.

Aqueles que fizeram a prova como treineiros não devem ser beneficiados, ainda que recebam a poupança do ensino médio.

Quem faltou em um ou nos dois dias de provas pode pedir a reaplicação do Enem 2024, mas corra, o prazo termina ainda nesta semana.

Outra boa notícia para os participantes: O gabarito oficial deve ser publicado nos próximos dias, veja a data.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.