Lula faz revelação que alegra GERAL sobre corte no BPC, seguro-desemprego, abono salarial e OUTROS

Em análise pelo Governo Federal, o novo corte de gastos previsto para o Orçamento de 2025 poderá impactar diversos setores da economia brasileira. No entanto, apesar dos debates sobre a redução em benefícios, o presidente Lula tem se posicionado de forma contrária aos cortes que podem afetar as famílias mais necessitadas do Brasil. 

Lula faz revelação que alegra GERAL sobre corte no BPC, seguro-desemprego, abono salarial e OUTROS. (Imagem: FDR)

Inicialmente, a previsão era de que o corte de gastos atingisse importantes pagamentos que são disponibilizados para os cidadãos brasileiros de baixa renda. Entre eles, benefícios como o Bolsa Família, Abono Salarial e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Atualmente, esses programas atendem os brasileiros que possuem uma menor renda. Com critérios específicos para pagamento, as iniciativas sociais chegaram a estar no foco do novo corte de gastos. No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, não existe mais a previsão de redução do orçamento para esses benefícios.

Entenda como deverá funcionar o corte de gastos:

  • Para equilibrar as contas para o próximo ano, o Governo Federal tem discutido como é possível economizar;
  • Algumas propostas apresentadas chegaram a trazer novos critérios de pagamentos para os benefícios sociais, incluindo uma maior restrição para a liberação de verbas;
  • Porém, a discussão tem se voltado agora para a realização de análises nos cadastros;
  • Dessa forma, o Governo Lula espera eliminar pagamentos irregulares da folha mensal sem atingir os cidadãos que realmente precisam do benefício;
  • De acordo com o Jornal O Globo, o pensamento foi reforçado novamente pelo presidente durante uma entrevista recente;

— Nós não podemos mais jogar, toda vez que você tem que cortar alguma coisa, em cima do ombro das pessoas mais necessitadas. Se eu fizer o corte de gastos para diminuir a capacidade de investimentos do orçamento, o Congresso vai aceitar as emendas de deputados e senadores para contribuir com o ajuste fiscal que eu vou fazer? Porque não é só tirar do orçamento do governo, afirmou o presidente.

  • Os detalhes sobre o corte de gastos deverão ser divulgados na próxima semana pelo Governo Federal; 
  • Apesar da fala do presidente, ainda é preciso que os beneficiários permaneçam atentos para saber as regras que poderão ser impostas em breve para quem faz parte de algum tipo de programa social.

Confira outras informações sobre o corte de gastos do Governo Federal neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.