Recado para 48% das famílias que tem dificuldade em pagar a conta de luz: você pode ter direito a desconto de até 100%

Um levantamento realizado pela consultoria Accenture e divulgado recentemente chamou a atenção dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, cerca de 48% dos consumidores tem dificuldade para realizar o pagamento da conta de luz. Por isso, é essencial que o grupo esteja atento as formas de economizar com essa despesa.

Recado para 48% das famílias que tem dificuldade em pagar a conta de luz: você pode ter direito a desconto de até 100%. (Imagem: FDR)

Atualmente, a conta de luz é responsável por comprometer grande parte do orçamento familiar. Além disso, o sistema tarifário de bandeiras também costuma trazer grandes implicações para o valor gasto. Isso porque, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o sistema gera uma cobrança adicional para o consumidor.

Segundo o Jornal O Globo, esse aumento tarifário também é visto com preocupação por quem precisar pagar as contas em dia. Dessa forma, é essencial que o consumidor busque formas de economizar para diminuir o impacto da conta de luz no orçamento familiar.

Saiba como economizar na conta de luz:

  • Atualmente, um importante programa está disponível para algumas famílias brasileiras;
  • Se trata da iniciativa da tarifa social que permite a liberação de descontos de mais de 60% no valor da conta;
  • O benefício é disponibilizado para as famílias que possuem baixa renda;
  • Para comprovar a condição é preciso que um responsável familiar compareça até uma unidade do CRAS;
  • Ao chegar no local, ele deverá informar os seus dados pessoais e o CPF de todos os integrantes do núcleo familiar;
  • Em seguida, ele deverá solicitar a inclusão no programa da Tarifa Social;
  • Para que o processo seja concluído, ele também deverá ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Em seguida, caso esteja dentro dos critérios estabelecidos para o seu estado, o cidadão poderá contar com o desconto na conta;
  • O valor que será abatido varia de acordo com o consumo mensal da residência.

Confira nesta matéria outras informações sobre o desconto do programa da Tarifa Social.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.