INSS anuncia ajuda para milhares de beneficiários vinculados ao BPC

Em agosto deu-se início ao pente-fino no BPC (Benefício de Prestação Continuada), como forma de cancelar os pagamentos feitos de forma indevida. Com o crescimento do total de bloqueados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu se posicionar para ajudar a população. 

O INSS anunciou que foi montada uma força-tarefa que funcionará durante 90 dias para atender as pessoas que estão com o seu BPC bloqueado. O bloqueio é a primeira alerta de que há algo de errado com o pagamento do salário social. 

Quem não fizer a correção, atualização dos dados, e não conseguir comprovar dentro do prazo que de fato tem direito ao benefício, vai acabar perdendo o acesso a ele. No caso do cancelamento do salário é necessário pedir o BPC de novo para tentar voltar a receber. 

Quem pode ter o BPC bloqueado no pente-fino?

De acordo com as regras que deram origem ao pente-fino do INSS, e que prevê economizar gastos públicos, terão o seu BPC bloqueado aqueles que:

  • Estão fora do Cadastro Único, critério obrigatório para receber o salário social; ou
  • Estão com dados do Cadastro Único desatualizados há mais de 48 meses, ou seja, 4 anos. 

Nestes dois casos o titular do benefício é convocado para atualizar o Cadastro Único, ou finalmente se inscrever. Este processo acontece em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), levando documentos de identificação pessoal. 

Força-tarefa para desbloquear o BPC 

Em 1º de novembro, o INSS informou que trabalhará durante 90 dias em uma força-tarefa para ajudar a desbloquear o BPC dos atingidos. O salário que é social e não previdenciário, atinge pessoas com deficiência ou idosos com mais de 65 anos que estejam na linha da pobreza. 

Para que eles não fiquem sem o pagamento de 1 salário mínimo, o INSS promete desbloquear o benefício em até três dias quando:

  • O titular do pagamento entrar em contato com o INSS avisando que os dados do Cadastro Único já foram atualizados;
  • Os meios de contato com o INSS são: a agência da Previdência Social, ou a Central de Atendimento número 135. 

O prazo de atualização no CRAS é de 45 dias nos municípios com até 50 mil habitantes e de 90 dias para os municípios com mais de 50 mil habitantes. No entanto, quanto mais tempo demorar para atualizar os dados, mais vai demorar para o salário ser desbloqueado. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com