A falta de atualização é o principal motivo para o bloqueio do BPC, ação em que o titular não consegue fazer o saque do benefício. Essa situação pode ser corrigida e o valor liberado em pouco tempo. Entenda melhor agora.
Desde que o INSS anunciou a revisão dos benefícios muita gente tem procurado as agências da Previdência em busca de informações. A principal dúvida é sobre o bloqueio do BPC. Por isso o Instituto montou uma força tarefa na última semana.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre a revisão dos benefícios do BPC, confira.
Como desbloquear o BPC?
- A primeira etapa do desbloqueio acontece nas unidades do CRAS. É lá que o titular deve atualizar as informações pessoais.
- Caso nenhuma informação tenha mudado ele pode fazer a atualização por confirmação, procedimento que pode ser feito pela internet.
- Só depois de procurar o CRAS e apresentar toda a documentação necessária, o segurado deve entrar em contato com o INSS e informar que já fez a atualização.
Vale lembrar que o bloqueio do BPC é uma espécie de alerta de quem tem algo errado. Isso não significa que o cidadão vai perder o benefício.
Separei a lista de documentos necessários para a atualização de dados no CadÚnico, você confere nesta matéria.
Quanto tempo demora para o BPC ser desbloqueado?
- Quem procura uma agência da Previdência recebe informações sobre o bloqueio do benefício.
- Ou ainda quem prefere entrar em contato pela Centra 135 ou ainda pelo portal Meu INSS terão o benefício desbloqueado em 72 horas, ou seja, 3 dias.