INSS autoriza renovação automática de benefício de R$ 1509 para idosos com 60,65,67,68 e até 90 anos

Uma grande notícia para os aposentados por invalidez no Brasil! O Senado Federal aprovou uma lei que simplifica significativamente o processo de renovação de benefícios para pessoas com 60 anos ou mais. Entenda mais no vídeo abaixo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

De acordo com matéria do jornal O Globo, a partir de agora, esses aposentados não precisarão mais passar por avaliações periódicas para comprovar a permanência da incapacidade, desde que a condição seja considerada irreversível e irrecuperável.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a renovação automática de benefícios do INSS, confira.

Benefícios da nova lei de renovação automática

  • Ao dispensar a necessidade de avaliações periódicas, a nova lei reconhece a condição de saúde dessas pessoas e evita o desgaste emocional e físico causado por procedimentos burocráticos;
  • A simplificação do processo de renovação de benefícios libera tempo e recursos para que os aposentados possam se dedicar a cuidar da saúde e aproveitar a vida;
  • A lei garante que os direitos dos aposentados por invalidez sejam respeitados, evitando que eles sejam privados do benefício indevidamente.

Quem tem direito a renovação automática do INSS?

A nova lei beneficia aposentados por invalidez a partir dos 60 anos que possuem doenças como Alzheimer, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica e HIV/Aids. Além disso, outros aposentados com condições consideradas irreversíveis e irrecuperáveis também poderão ter seus benefícios renovados automaticamente.

Como funciona a renovação automática do INSS?

A partir da aprovação da lei, o INSS passará a renovar automaticamente os benefícios dos aposentados que se enquadram nos critérios estabelecidos. Não será mais necessário que essas pessoas compareçam às agências ou passem por perícias médicas periódicas.

É importante ressaltar que a lei não se aplica a todos os aposentados por invalidez. Aqueles que possuem condições de saúde que podem ser reavaliadas periodicamente continuarão sendo convocados para realizar as perícias médicas.