Prepare-se para dirigir com mais cuidado! Uma nova lei de trânsito está prestes a entrar em vigor e promete punir com rigor aqueles que insistem em realizar ultrapassagens perigosas. A proposta, que já tramita no Congresso Nacional, prevê multas salgadas e a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para quem descumprir as regras.
De acordo com a Câmara, a principal mudança é a classificação das ultrapassagens perigosas como infrações gravíssimas. Isso significa que os motoristas que forem flagrados realizando manobras arriscadas poderão ser multados em até R$3 mil e ter sua CNH suspensa por um ano. A novidade chega com a intenção de reduzir o número de acidentes nas rodovias brasileiras, já que as ultrapassagens indevidas são uma das principais causas de colisões e mortes no trânsito.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a CNH, confira.
Ultrapassagens perigosas
As ultrapassagens perigosas representam um risco enorme para todos os envolvidos no trânsito. Ao realizar uma ultrapassagem em local inadequado ou sem a devida cautela, o motorista coloca em risco não apenas a sua própria vida, mas também a de outros condutores, pedestres e ciclistas.
Com isso, além da multa e da suspensão da CNH, os motoristas que praticarem ultrapassagens perigosas podem estar sujeitos a outras penalidades, como a apreensão do veículo.
O que você pode fazer para evitar problemas?
Para evitar problemas com a nova lei de trânsito, é fundamental que você:
- Respeite a sinalização;
- Mantenha uma distância segura dos outros veículos;
- Não ultrapasse em locais proibidos;
- Evite ultrapassagens em curvas e retas com visibilidade reduzida;
- Utilize a seta com antecedência para sinalizar suas intenções.
Embora as punições sejam importantes para reduzir as infrações, é fundamental que a educação para o trânsito seja priorizada. A conscientização sobre os riscos das ultrapassagens perigosas e a importância de dirigir com responsabilidade são essenciais para um trânsito mais seguro para todos.