Criado para atender as famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, o programa do Bolsa Família possui regras específicas de pagamento. Responsável por atender mais de 21 milhões de famílias em todo o país, a iniciativa social poderá passar por mudanças em breve.
Atualmente, o benefício é disponibilizado para as famílias classificadas como baixa renda. Para tal, elas devem ter uma renda de, no máximo, R$ 218 por integrante do grupo familiar. Além disso, também é necessário que as famílias estejam devidamente inscritas no CadÚnico do Governo Federal.
No entanto, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, apresentou nesta semana a possibilidade de uma mudança nas regras do benefício. Segundo o portal de notícias UOL, a proposta prevê a liberação do benefício inclusive para quem tem a carteira de trabalho assinada.
Além disso, o senador do PSD também defendeu o estímulo ao empreendimento entre os beneficiários atendidos pelo programa social.
“Uma ideia que considero absolutamente essencial é que esses programas possam ser coabitados com a possibilidade de os beneficiários terem carteira de trabalho e empreender. No momento em que tivermos a coabitação de quem recebe o programa social com a possibilidade de ter carteira assinada sem perder o benefício, vai ser um estímulo para que, daqui a alguns anos, eventualmente, nós diminuamos a necessidade de pessoas dependentes do programa social”, afirmou em entrevista para o portal de notícias.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o programa já conta com uma série de incentivos para quem está empreendendo. Os benefícios são disponibilizados por meio do Programa Acredita. Confira nesta matéria outras informações sobre o incentivo.
Consulte as regras atuais de pagamento do Bolsa Família:
- Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês;
- Também é preciso estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal;
- Dependendo da composição familiar também pode ser necessário atender critérios relacionados a saúde e educação como estar com as vacinas em dia e com as crianças matriculadas na escola.
Confira outras informações sobre os pagamentos do Bolsa Família neste link.