Faltando um mês para a Black Friday 2024 é hora de começar as buscas pelos itens da lista de desejos. O monitoramento antecipado dos preços pode ajudar os consumidores a economizarem neste ano. Veja as dicas do FDR.
No dia 29 de novembro acontece a Black Friday 2024, serão 24h de promoções em todos os setores. As ofertas são definidas pelas próprias lojas, por isso os descontos podem variar. Até lá é hora de se preparar e conseguir as melhores ofertas.
55% dos brasileiros pretendem comprar nesta campanha e outros 43% planejam gastar mais que no ano passado, afirma a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Dicas para se preparar para a Black Friday 2024
Faça uma lista
Essa é a hora de anotar os itens que deseja comprar durante a promoção. Vale incluir itens de todas as seções. No momento de fazer a lista é importante pensar no que você realmente precisa.
Defina suas prioridades
Vai fazer sua lista? Que tal se ela for pensada em ordem de prioridade? Essa ação simples pode facilitar a sua ida às compras, afinal os primeiros itens seriam os principais.
A Black pode ser o momento ideal para comprar aquele item mais caro, como um fogão, por exemplo.
Tenha um orçamento
Esse orçamento precisa ser realista, por isso pode ser interessante calcular os seus gastos antes de defini-lo. Ah, o orçamento também deve considerar os gastos com cartão e em dinheiro, ainda que o consumidor faça o cálculo separado.
Com o orçamento em mente, tente ao máximo respeitá-lo, isso significa que talvez alguns itens não sejam comprados agora.
Acompanhe o valor dos produtos que deseja
Falta exatamente um mês para a Black, já é hora de começar a fazer pesquisa de preços e ir anotando. Nessa pesquisa o consumidor pode fazer comparação de preços.
Para isso, alguns sites podem ser bastante uteis, como o Buscapé e Zoom
Verifique o site onde está comprando
Enquanto faz suas pesquisas alguns sites provavelmente vão aparecer com propostas atrativas. Contudo, muitos deles são golpes onde há roubo de dados pessoais e dinheiro das vítimas.
Separei algumas dicas de segurança que podem te ajudar neste momento de ida às compras.
Formas de pagamento
É comum que as empresas ofereçam descontos especiais para pagamentos à vista ou PIX. Por outro lado, o Código de Defesa do Consumidor
Código de Defesa do Consumidor (CDC), é proibido cobrar preços diferentes para compras com cartão de crédito, informa o Procon de Santa Catarina.
Isso significa que a prática de adicionar R$ 5, R$ 10 ou outro valor nas compras feitas com cartão de crédito é ilegal. A única diferença de valor permitida é aquela resultante dos descontos.
Direito de desistir
Muitos consumidores não sabem, mas eles têm o direito de desistir da compra virtual em até sete dias após o recebimento do produto. Nesse caso eles podem solicitar o reembolso total do valor pago, incluindo o frete.
Se o produto apresentar sinais de uso o valor recebido poderá ser menor. O pedido de devolução é feito de forma escrita pelo e-mail do vendedor ou site da loja. Ah, e não é necessário justificar a devolução do item.
As empresas já começaram a divulgar as ofertas desta Black Friday, em algumas os descontos são válidos durante todo o mês de novembro.