Já está disponível nas agências dos Correios o pedido do auxílio-doença feito pelo Atestmed. Neste caso, ao solicitar o benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o trabalhador leva um atestado médico que deve substituir a perícia que aconteceria de forma presencial.
De acordo com o INSS, 2.681 agências dos Correios estão aceitando pedidos de auxílio-doença. O intuito dessa parceria entre as instituições públicas é permitir que as pessoas que moram em locais afastados das agências da Previdência Social possam ser atendidas.
Hoje é permitido usar o Atestmed nos pedidos online, feitos no Meu INSS, mas alguns segurados não têm tanta facilidade em usar o site ou aplicativo. Diante disso, a ideia é que eles possam usufruir de atendimento humano para fazer a solicitação de forma simples.
“Com essa parceria, nós vamos estar em todos os municípios do Brasil. Nós vamos conseguir fazer com que aquelas pessoas que sofreram algum tipo de acidente, que precisam desse benefício por incapacidade temporária ou até mesmo permanente tenham acesso quase que imediato a essa renda de substituição“, disse Vanderlei Barbosa dos Santos, diretor de Benefícios do INSS.
Como pedir o auxílio-doença nos Correios?
São dadas duas opções para os segurados do INSS: pedir o auxílio-doença na agência dos Correios, ou fazer o pedido do auxílio-doença remoto e apenas levar o atestado médico nos Correios.
Na segunda opção é preciso que o documento seja levado em um prazo máximo de cinco dias após o pedido que aconteceu de maneira online.
- Compareça até a agência do Correio;
- Comunique o interesse em pedir o auxílio-doença do INSS;
- Apresente seu documento com foto, e informações pessoais;
- Entregue o atestado médico;
- Os documentos serão anexados ao sistema e basta aguardar a avaliação do INSS.
O que deve ser informado no atestado médico?
A opção de substituir a perícia médica presencial por atestado médico só vale quando a recomendação de licença for de no máximo 180 dias. O perito do INSS vai avaliar as condições de saúde do trabalhador pelo atestado que vai informar:
- Nome completo do segurado;
- Data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s) (não superior a 90 dias);
- Diagnóstico ou código CID;
- Assinatura do profissional emitente, com sua identificação no conselho de classe;
- Prazo estimado de afastamento especificado, em dias, preferencialmente;
- É indispensável que todos os elementos estejam legíveis e sem rasura.