Novo RG 2025: veja onde e como emitir a versão atualizada do seu documento

novo RG passou a ser adotado em todo o país neste ano, no entanto, nem todos os estados já estão fazendo a emissão. A primeira via do documento é gratuita em qualquer localidade. Confira agora como trocar o seu documento antigo pelo novo.

NOVO RG 2025: VEJA ONDE E COMO EMITIR A VERSÃO ATUALIZADA DO SEU DOCUMENTO

A Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitida em praticamente todo o país, apenas dois estados ainda não iniciaram a emissão. O documento, também chamado de novo RG, traz diversos recursos novos. Um dos principais é o fim do número de RG.

Antes desse modelo ser criado cada estado possuía um modelo próprio de documento, isso possibilitava que uma mesma pessoa tivesse 27 documentos de identidade diferente. Agora cada cidadão terá apenas um, independente se fez a emissão em um estado e se mude para outro.

Conheça o novo RG

Com a aposentadoria do número do RG, os cidadãos serão identificados a partir do número do CPF. Assim, é necessário que o CPF esteja regularizado junto a Receita Federal. A consulta pode ser feita pela internet facilmente, informa a especialista do FDR, Laura Alvarenga.

A CIN conta com uma versão impressa e outra digital. Também conta com elementos que garantem a segurança dos seus dados, como um QR Code. A leitura dele pode ser feita por qualquer órgão público ou particular que tenha o APP de leitura.

Além disso, o novo RG possibilita a integração de informações do cidadão nos diversos bancos de dados do país.  A expectativa do governo federal é que todos os antigos RG sejam substituídos pela CIN até 2032.

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita, o que facilita ainda mais o acesso a ela. A CIN não substitui o passaporte, mas pode ser usada como identificação em países que o Brasil tem acordo, como os do bloco do Mercosul.

Novo RG 2025: veja onde e como emitir a versão atualizada do seu documento
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Emissão do novo RG

O modelo do documento é nacional, mas a emissão é feita na Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Atualmente 24 estados, incluindo o Distrito Federal, fazem a emissão do documento, o último a entrar para a lista foi a Bahia.

Apenas os estados de Roraima e o Amapá ainda não iniciaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional.

Documentos necessários para emissão do novo RG

Todo cidadão deverá apresentar os seguintes documentos:

O governo federal sinalizou que também é possível incluir os números de outros documentos, como da Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor, Social-NIS, PIS, entre outros documentos.

Atenção, os números desses documentos aparecem apenas no documento digital, no documento impresso é exibido apenas o número de identificação do cidadão, que agora é o CPF.

O documento digital deve ser apresentado sempre através do aplicativo GOV.BR. nenhum órgão está autorizado a aceitar prints, veja como emitir essa versão do documento.

Lembrando que o documento digital deve ser sempre usado diretamente pelo aplicativo. A recomendação do governo federal é que os órgãos e estabelecimentos, publicos ou provados, não aceitem prints de tela e façam a leitura do QR Code.

Atualmente a troca do antigo RG pela nova Carteira de Identidade Nacional não é obrigatória, mas os cidadãos terão o prazo de 10 anos para essa substituição.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile