Motoristas com +60 anos preocupados em não conseguir renovar CNH após novo exame obrigatório

A aprovação do Projeto de Lei 4111/23 na Câmara dos Deputados, que torna obrigatória a avaliação psicológica para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), gerou preocupação entre os motoristas, especialmente aqueles com mais de 60 anos.

A nova regra, que ainda precisa passar pela análise do Senado, tem o objetivo de garantir maior segurança nas vias, ao avaliar a capacidade psicomotora e cognitiva dos condutores. No entanto, muitos motoristas temem que os critérios sejam rigorosos e dificultem a renovação da CNH.

Apesar disso, especialistas em saúde e segurança no trânsito defendem a importância da avaliação psicológica para garantir a segurança de todos os usuários das vias. No entanto, ressaltam a necessidade de que os testes sejam adequados à faixa etária e às características individuais de cada motorista.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre CNH para idosos, confira.

Por que a preocupação dos motoristas com mais de 60 anos?

O que fazer?

Diante dessa nova realidade, é importante que os motoristas com mais de 60 anos se preparem para a mudança. Algumas dicas podem ajudar:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile