Realizado neste domingo (27), o segundo turno das eleições municipais brasileiras deverá reunir diversos eleitores. No entanto, alguns dos eleitores não poderão participar da votação deste domingo. Para esse grupo, é essencial que os eleitores realizem a justificativa da ausência durante a votação.
O procedimento é essencial para quem tem a obrigação de comparecer ao segundo turno. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o voto é obrigatório para os cidadãos que têm idade entre 18 e 70 anos. Atualmente, o procedimento pode ser realizado online, garantindo maior praticidade para os eleitores.
Vale lembrar que, segundo o Jornal O Globo, a ausência de justificativa pode gerar consequências para o eleitor. Isso porque, caso não esteja em dia com a Justiça Eleitoral, ele não poderá emitir documentos como passaporte ou carteira de identidade, por exemplo.
Além disso, caso ele seja funcionário público, também será poderá de receber salários. Outro impedimento é referente a participação de concorrência em órgãos públicos. Caso precise, ele também não poderá realizar a solicitação de empréstimos em bancos estatais como a Caixa Econômica Federal. Por isso, é essencial realizar a justificativa do voto.
Saiba como realizar a justificativa do voto no segundo turno das eleições 2024:
- Atualmente, o procedimento pode ser realizado online por meio do e-Título;
- A plataforma está disponível para download neste link;
- Ao entrar, o eleitor poderá comprovar que está em outra cidade usando o sistema de GPS;
- Com isso, sua justificativa será liberada;
- Outra opção é comparecer em uma seção eleitoral e realizar o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE);
- Caso não consiga realizar a justificativa no dia, ele terá até dois meses para realizar o procedimento pelo site do TSE;
- Se não for possível justificar, ele deverá pagar uma multa que tem o valor fixado em R$ 3,51 por cada turno.
Confira mais informações sobre as eleições de 2024 neste link.