Apenas 4 governadores aprovaram a volta o DPVAT; veja os estados

Extinto pelo ex-presidente, Bolsonaro, o DPVAT vai voltar em 2025, mas não em todo o país. Diversos governadores já se manifestaram contrários ao retorno do imposto. Enquanto quatro já sinalizaram que a cobrança deve sim ser retomada, confira onde isso vai acontecer.

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é um seguro obrigatório. Ele visa o pagamento de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares.

A cobrança foi extinta em 2020, quando a Caixa Econômica passou a fazer os pagamentos das indenizações. Contudo, em 2025 o pagamento vai voltar.

Estados que vão retomar o DPVAT

Apenas 4 governadores aprovaram a volta o DPVAT; veja os estados
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O retorno da cobrança não é bem-vista por diversos governadores, muitos acreditam que a retomada vai gerar mais custos para a população, afirma o jornal O Globo.

Entretanto, quatro governadores já sinalizaram que farão a cobrança no próximo ano:

O fato de os demais governadores não aceitarem o retorno não isenta os proprietários do pagamento, afirma o jornal. Assim, nessa situação o próprio cidadão terá que fazer a emissão do boleto de pagamento.

“Optamos por não incluir essa cobrança nas taxas estaduais porque a decisão não foi diretamente comunicada aos contribuintes pelo governo federal, que passariam a ser cobrados pelo novo DPVAT dentro do licenciamento e do IPVA. Além disso, temos a preocupação com o bolso do paranaense que no começo do ano já tem seu orçamento comprometido com outras responsabilidades e a Lei Complementar prevê o pagamento do SPVAT em janeiro”, afirma o governador Ratinho Junior, um dos governadores que já sinalizaram que não retomarão a cobrança.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, esclarece sobre a multa do DPVAT.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile