Regras já válidas para lista de trabalhadores podem ser alteradas para incluir novo grupo

Uma comissão de especialistas, composta por representantes do TST, Ministério Público do Trabalho e USP, propôs mudanças significativas nas Normas Regulamentadoras (NRs) do trabalho. O objetivo é adaptar a legislação trabalhista à nova realidade do mercado, que inclui o crescimento do trabalho remoto, a popularização das plataformas digitais e o aumento do número de microempreendedores individuais (MEIs).

Regras já válidas para lista de trabalhadores podem ser
alteradas para incluir novo grupo. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

As mudanças propostas são fundamentais para garantir a proteção dos direitos trabalhistas e a saúde dos trabalhadores em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e complexo. A nova legislação deve garantir que todos os trabalhadores, independentemente de seu regime de trabalho, tenham acesso a condições de trabalho seguras e saudáveis.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre regras de trabalho, confira.

Principais mudanças propostas

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, as principais alterações propostas pela comissão visam:

Próximos passos

As propostas apresentadas pela comissão serão analisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que irá realizar uma ampla consulta pública para ouvir a opinião de todos os setores envolvidos. Após a consulta pública, o MTE irá elaborar um novo projeto de norma regulamentadora, que será submetido à aprovação da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP).

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile