INSS alerta segurados sobre fake news que anuncia corte de 800 mil salários

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu se pronunciar depois de circularem notícias sobre um corte de salário para 800 mil segurados. Usando o processo de pente-fino como justificativa, alguns sites estão assustando os idosos com a informação mal passada. 

O INSS publicou uma notícia, em seu site oficial, afirmando que é falsa a informação que o governo federal vai cortar 800 mil benefícios de idosos com mais de 60 anos de idade. Alguns portais deram essa notícia dizendo que o objetivo do governo era economizar. 

De fato o poder público está em busca de diminuir os custos que tem com a Previdência Social, tanto que começou neste ano a intensificar as revisões cadastrais dos benefícios pagos por incapacidade. No entanto, o corte não está sendo feito de forma desenfreada. 

As revisões seguem critérios rigorosos para checagem das informações. Além disso, é assegurada a ampla defesa dos beneficiários como determina a Constituição Federal”, informou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Quais idosos estão passando pelo processo de revisão no INSS?

O foco do pente-fino do INSS neste momento é o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos com mais de 65 anos, ou pessoas com deficiência. Esse é um salário assistencial, e não previdenciário, ou seja, não é um direito do trabalhador. 

O objetivo do BPC é ajudar famílias de baixa renda, com ganho de até 25% do salário mínimo por pessoa, a sobreviverem de forma digna. 

Diante disso, estão sendo chamados para atualização de dados no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município aqueles que:

  • Recebem o BPC e estão fora do Cadastro Único; ou;
  • Recebem o BPC e não atualizam o Cadastro Único há mais de 48 meses (4 anos). 

Segundo o INSS, também estão sendo chamados para revisão 680 mil segurados que estão em benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por mais de 24 meses. Estas pessoas passarão por uma nova perícia médica. 

O que fazer se for chamado pro pente-fino do INSS

A convocação para o pente-fino acontece por meio de uma mensagem enviada pelo INSS por SMS, carta ou pelo extrato bancário.

Caso seja notificado será preciso que o titular do benefício se apresente em um prazo de 45 a 90 dias. A mensagem vai informar o período para o titular do benefício apresentar provas de que tem direito ao salário. 

  • Se recebe o BPC: compareça até a unidade mais próxima do CRAS e leve documentos comprobatórios da doença para atualização do CadÚnico. Ou, faça a inscrição da família nesta plataforma;
  • Se recebe o auxílio-doença: agende a perícia médica pelo Meu INSS.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com