Muitos brasileiros sonham em reservar uma parte do seu salário para algum imprevisto, mas nem sempre conseguem. Porém, antes de pensar em economizar, os trabalhadores precisam descobrir com o que eles estão perdendo dinheiro, muitas vezes sem perceber. Descubra 4 ações que fazem você perder o dinheiro.
Esses gastos estão nas pequenas armadilhas do dia a dia, que parecem inofensivas, mas acabam afetando no orçamento mensal e distanciando os brasileiros da estabilidade financeira.
A especialista Laura Alvarenga explica como economizar em casa, confira.
Quais são os hábitos que fazem os brasileiros perderem dinheiro?
-
Descontos e cashbacks: muitas vezes acabamos comprando algo que nem precisamos no momento porque estava na promoção ou oferecia alguma vantagem, como dinheiro de volta e até milhas aéreas. Isso acaba afetando o orçamento porque estamos investindo em algo desnecessário com a sensação de economia;
-
A lógica também se aplica no cartão de crédito com o objetivo de acumular pontos;
-
Grandes compras: quando compramos algo mais caro, como viagens e até um veículo, acabamos adicionando “pequenos” valores extras, como um passeio ou acessórios que parecem besteiras comparadas ao valor real da compra. Mas essas aquisições acabam afetando o bolso do comprador, que tem a ilusão que gastar um pouco mais não faz diferença;
-
Compras divididas: quando compramos algum produto que por dia tem um baixo valor, mas se juntarmos a quantia durante todos os dias do ano, o gasto será maior;
-
Comparação social: comprar bens para não ficar para trás em relação a amigos e familiares leva a gastos excessivos em busca de status, prejudicando os esforços de poupança.
5 hábitos que fazem idosos PERDER dinheiro todo mês sem perceber
Os brasileiros iniciam uma nova era nas suas vidas ao chegarem na terceira idade. Para muitos, é uma época para descansar e aproveitar o tempo com viagens e passeios que não eram possíveis na vida de trabalho. Com isso, os idosos possuem alguns direitos garantidos por lei que podem mudar a vida financeira deles. Porém, muitos acabam perdendo os benefícios sem saber que eles existem.
Entre eles: o direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) caso não seja aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).