Conseguir recursos atuando como MEI (microempreendedor individual) pode ser um desafio para quem ainda está começando o seu negócio. No entanto, a liberação de recursos é considerada essencial e auxilia no desenvolvimento do novo empreendimento.
Pensando nessa necessidade dos microempreendedores brasileiros, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) formaram uma parceria que deverá ajudar na obtenção de crédito.
No total, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida deverá possibilitar que os microempreendedores brasileiros passem a ter acesso a um fundo de investimento com mais de R$ 9,4 bilhões em crédito disponíveis.
Segundo o Governo Federal, os recursos serão disponibilizados para um público específico. Além disso, os empreendedores também poderá contar com orientação financeira e administrativa. A medida tem o objetivo de auxiliar no uso dos recursos adquiridos por meio do empréstimo.
Saiba quem poderá ser beneficiado com o empréstimo:
- O dinheiro será disponibilizado de forma exclusiva para MEIs, Micro e Pequenas Empresas;
- O empréstimo será concedido por meio do Fundo Garantidor FG BNDES-Sebrae;
- O fundo irá garantir até 80% da operação de crédito contratada por microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas;
- Os recursos estarão disponíveis por todos os bancos e instituições financeiras habilitadas ao fundo;
- Uma das vantagens da contratação estará na liberação do crédito assistido;
- Com ele, os empreendedores poderão ser acompanhados e receber um suporte diretamente do Sebrae;
- As operações realizadas terão uma carência mínima de 3 meses;
- Já o prazo para pagamento será de 12 a 120 meses dependendo do valor solicitado;
- Para ter acesso aos recursos, o empreendedor deve se dirigir ao banco de sua confiança e solicitar o empréstimo que será disponibilizado com as condições de pagamento estabelecidas pelo fundo.
“Trata-se do maior programa de crédito já lançado no país para os empreendedores e empreendedoras. O Sebrae vai pegar na mão e vai apoiar passo a passo, inclusive para garantir uma gestão financeira, que garanta fluxo de caixa saudável e capital de giro. Com o Acredita, os pequenos negócios vão continuar gerando emprego, renda e inclusão. São essas empresas que fazem a economia do país girar”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis para MEIs neste link.