Brasileiros celebram novas regras divulgadas para o Programa de Alimentação do Trabalhador

Uma notícia animadora para milhões de trabalhadores brasileiros: o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou novas regras para o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com o objetivo de garantir mais transparência e benefícios aos colaboradores.

Brasileiros celebram novas regras divulgadas para o
Programa de Alimentação do Trabalhador. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A principal mudança é a proibição de práticas irregulares como o rebate, que consiste em empresas receberem descontos ou benefícios indevidos dos fornecedores de alimentação. Com as novas regras, fica claro que os valores destinados à alimentação dos trabalhadores devem ser integralmente utilizados para esse fim, sem desvios.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre isenção do Imposto de Renda, confira. Saiba mais sobre a isenção também no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quais as vantagens das novas regras?

Consequências do descumprimento das novas regras

As empresas que descumprirem as novas regras do PAT estarão sujeitas a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Em caso de reincidência, o valor da multa pode dobrar, além da possibilidade de cancelamento da inscrição no programa e perda de benefícios fiscais.

O que é o PAT?

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma iniciativa que tem o objetivo de garantir a alimentação adequada dos trabalhadores, principalmente aqueles de baixa renda. As empresas participantes do programa são isentas de alguns encargos sociais e podem deduzir parte das despesas com o PAT do imposto de renda.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile