A aposentadoria especial é uma forma de se aposentar antes dos 60 anos, mas é necessário atender a alguns requisitos específicos. Esse benefício existe há alguns anos, mas muitos cidadãos deixam de aproveitá-lo por não o conhecer. O FDR te apresenta agora.
Geralmente os trabalhadores precisam esperar a idade mínima acima dos 60 anos para se aposentarem. Com a aposentadoria especial não é necessário esperar tanto tempo assim. Isso acontece porque essa modalidade foi criada para preservar a saúde dos trabalhadores.
Antes de ir até uma Agência da Previdência fazer a solicitação é importante conferir algumas informações.
Aposentadoria especial do INSS
- O benefício é voltado aos trabalhadores que exercem alguma atividade com potencial risco à saúde, o que pode ser calor, agente químico, entre outros.
- Essa exposição deve ser constante e comprovada.
- Para a aprovação do benefício o INSS considera tempo de contribuição ao INSS + o tempo de exposição ao agente + a idade do cidadão, conforme abaixo:
- 55 anos de idade e 15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde e o mesmo tempo de contribuição;
- 58 anos de idade para 20 anos de contribuição e atividade profissional exposta a agente que cause risco à saúde;
- 60 anos de idade para 25 anos atuando e contribuindo sob risco à saúde.
- O segurado que solicita essa aposentadoria passa por perícia médica, momento em que o perito vai comprovar se ele atende ou não aos requisitos.
- Oficialmente o INSS não tem uma lista de profissões que garantem a aposentadoria especial, o que há são algumas tabelas de exemplos a partir do tempo de exposição, clique aqui e confira.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta os documentos e mais detalhes desse tipo de aposentadoria.
Os pedidos de aposentadoria especial pdoem ser feitos pels internet através do sistema Meu INSS