Idosos em alerta após notícia que afeta a saúde e o bolso de todos

A saúde da população idosa está novamente em pauta, com notícias que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros. Aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em algumas regiões do país e as incertezas em torno do programa Farmácia Popular geram preocupação e exigem atenção redobrada das autoridades e da sociedade.

Idosos em alerta após notícia que afeta a saúde e o
bolso de todos. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Um recente estudo da Fiocruz apontou um crescimento significativo de casos de SRAG entre idosos em alguns estados do Norte e Nordeste, principalmente causados pela Covid-19. A pesquisa também revelou uma queda nos casos em outras regiões, mas alerta para a importância da vacinação, especialmente para os grupos de risco.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre os idosos, confira.

Orçamento do Farmácia Popular

Já a notícia sobre a redução do orçamento do programa Farmácia Popular, gerou grande repercussão e preocupação entre a população, principalmente entre os idosos, que dependem dos medicamentos fornecidos gratuitamente ou a preços acessíveis. Apesar das garantias do governo de que não haverá interrupção no atendimento, a medida gera incertezas sobre o futuro do programa.

Para ter acesso aos benefícios do programa Farmácia Popular, que oferece medicamentos com desconto ou gratuitamente, é preciso localizar uma farmácia credenciada. Você pode identificar essas farmácias pelo selo “Aqui tem Farmácia Popular”, garantia de que o estabelecimento participa do programa e oferece os medicamentos com os benefícios. 

Em seguida, prepare os documentos necessários. Você precisará de uma receita médica válida, emitida por um profissional de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada. A receita deve conter o nome do medicamento, a dosagem e a quantidade. 

Carteira do Idoso

Esses medicamentos e outros cuidados com a saúde podem ser feitos de maneira gratuita para idosos que possuem a Carteira do Idoso, documento essencial para aqueles que já completaram 60 anos e desejam usufruir de diversos benefícios e descontos. Emitida pelo governo, ela garante direitos e facilita o acesso a serviços que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile