O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu publicar uma nota informando sobre o corte da aposentadoria dos idosos. Hoje, está sendo feito o pente-fino nos benefícios por incapacidade física ou mental, mas que não atinge o pagamento de aposentadorias.
Porém, há situações onde o idoso já aposentado volta a trabalhar com carteira assinada e por consequência tem o corte do seu salário previdenciário. A fim de evitar confusão quanto a situações que causam esse desligamento, o INSS tirou as dúvidas sobre o assunto.
Há dois tipos de aposentados que ao optarem por voltar a trabalhar terão que lidar com a possibilidade de terem corte no seu pagamento.
Quando o INSS pode cortar a aposentadoria de quem voltou a trabalhar?
A única forma de não perder o seu benefício ao voltar a trabalhar é estando de olho nas regras que indicam as situações que impedem o acesso a um novo emprego. Como, aposentadoria por idade ou por contribuição.
De acordo com as regras do INSS, as duas aposentadorias que são cortadas caso o aposentado volte a trabalhar, são:
Aposentadoria por invalidez (atual Benefício por Incapacidade Permanente)
- Caso um aposentado por invalidez decida voluntariamente retornar ao trabalho, sua aposentadoria será automaticamente cancelada a partir da data de retorno às atividades;
- Isso porque, o benefício é concedido quando o segurado não tem mais condições de continuar trabalhando. Assim, o retorno ao trabalho indica que não há mais incapacidade a longo prazo.
Caso tenha alcançado o tempo de contribuição e idade mínimos para aposentadoria por idade, é possível reverter a sua condição antes de começar a trabalhar. Já que a aposentadoria por idade não é cortada.
Aposentadoria especial
- O INSS só corta o salário dos beneficiários da aposentadoria especial que continuarem exercendo atividades de trabalho que sejam nocivas à saúde ou a sua integridade física.
Por exemplo, um metalúrgico que trabalhava em condições de ruído acima do permitido e se aposentou pela aposentadoria especial, mas recebeu uma proposta para trabalhar como vendedor.
Como é considerada uma atividade genérica, poderá exercer esta atividade e receber sua aposentadoria normalmente.