Lei que CORTA as aposentadorias do INSS deixam os idosos em dúvida sobre seus salários

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu publicar uma nota informando sobre o corte da aposentadoria dos idosos. Hoje, está sendo feito o pente-fino nos benefícios por incapacidade física ou mental, mas que não atinge o pagamento de aposentadorias. 

Porém, há situações onde o idoso já aposentado volta a trabalhar com carteira assinada e por consequência tem o corte do seu salário previdenciário. A fim de evitar confusão quanto a situações que causam esse desligamento, o INSS tirou as dúvidas sobre o assunto. 

Há dois tipos de aposentados que ao optarem por voltar a trabalhar terão que lidar com a possibilidade de terem corte no seu pagamento. 

aposentadoria
Lei que CORTA as aposentadorias do INSS deixam os idosos em dúvida sobre seus salários
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quando o INSS pode cortar a aposentadoria de quem voltou a trabalhar?

A única forma de não perder o seu benefício ao voltar a trabalhar é estando de olho nas regras que indicam as situações que impedem o acesso a um novo emprego. Como, aposentadoria por idade ou por contribuição. 

De acordo com as regras do INSS, as duas aposentadorias que são cortadas caso o aposentado volte a trabalhar, são:

Aposentadoria por invalidez (atual Benefício por Incapacidade Permanente)

  • Caso um aposentado por invalidez decida voluntariamente retornar ao trabalho, sua aposentadoria será automaticamente cancelada a partir da data de retorno às atividades;
  • Isso porque, o benefício é concedido quando o segurado não tem mais condições de continuar trabalhando. Assim, o retorno ao trabalho indica que não há mais incapacidade a longo prazo.

Caso tenha alcançado o tempo de contribuição e idade mínimos para aposentadoria por idade, é possível reverter a sua condição antes de começar a trabalhar. Já que a aposentadoria por idade não é cortada. 

Aposentadoria especial

  • O INSS só corta o salário dos beneficiários da aposentadoria especial que continuarem exercendo atividades de trabalho que sejam nocivas à saúde ou a sua integridade física.

Por exemplo, um metalúrgico que trabalhava em condições de ruído acima do permitido e se aposentou pela aposentadoria especial, mas recebeu uma proposta para trabalhar como vendedor.

Como é considerada uma atividade genérica, poderá exercer esta atividade e receber sua aposentadoria normalmente.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com