Governo se pronuncia sobre o início oficial do Horário de Verão; confira

Extinto em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o horário de verão pode ter o seu retorno definido pelo Governo Federal nesta semana (até 19 de outubro). O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O objetivo é economizar energia, reduzir o valor das contas de luz  e dar um respiro ao Operador Nacional Sistema Elétrico (ONS), que está sobrecarregado com a seca no país.

Caption

Caso a volta seja aprovada, os brasileiros devem adiantar os seus relógios em uma hora, a partir da meia-noite da data de início. No último dia da medida, é necessário atrasar os relógios em uma hora de meia noite.

A especialista Jamille Novaes comenta sobre o horário de verão, confira.

O que o Governo Federal já comentou sobre o horário de verão?

Horário de verão

Durante o período, os brasileiros devem adiantar os seus relógios em uma hora, a partir da meia-noite da data de início. No último dia da medida, é necessário atrasar os relógios em uma hora de meia noite.

Além de economizar energia e diminuir a conta dos brasileiros, o governo visa estender o tempo de geração das usinas solares e acompanhar o pico de demanda elétrica durante o período de horário de verão.

A medida não vale para todos os estados do país. Veja quais são os locais onde o relógio deve ser adiantado:

Outras informações sobre o horário de verão estão disponíveis no FDR.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile