Multa de 40% do FGTS será usada em NOVO consignado criado pelo governo Lula

O governo federal, por meio do Ministério do Trabalho, prepara um projeto de lei que vai colocar fim ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Porém, em contra partida, a multa de 40% será usada para liberação de novos empréstimos. 

fgts
Multa de 40% do FGTS será usada em NOVO consignado criado pelo governo Lula
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Ainda neste ano deve ser enviado para o Congresso Nacional o projeto de lei que coloca fim ao saque-aniversário. E que propõe mudanças nas regras para oferecer empréstimo consignado aos servidores da iniciativa privada, por meio do saldo disponível no FGTS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou o pedido do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para que o projeto de lei fosse criado. Mas não demorou para sentir a pressão do outro lado, e associações enviaram uma carta solicitando que a modalidade do FGTS continue. 

Hoje, muitos trabalhadores usam o dinheiro recebido no saque-aniversário para movimentar a economia do lar. Isso é, pagar contas básicas, quitar dívidas atrasadas, fazer um passeio, comprar um eletrodoméstico ou qualquer outro bem. O que faz girar a economia do país. 

Novo crédito consignado vai substituir o saque-aniversário do FGTS

O fim do saque-aniversário é defendido por Luiz Marinho porque há uma regra nesta modalidade que bloqueia o saldo do trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Isso significa que caso seja dispensado do trabalho, ele recebe apenas a multa de 40%. 

Para Marinho, essa regra atrapalha o próprio trabalhador que fica financeiramente desamparado. Além disso, há preocupação no volume de recursos do Fundo de Garantia que vai sendo esvaziado a cada ano com novas liberações. 

A fim de que o fim desta modalidade seja bem aceita, o governo está preparando um crédito consignado para os trabalhadores da rede privada. Este seria um substituto do atual empréstimo que se usa a antecipação das parcelas do saque-aniversário. 

Funcionaria assim:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile