VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Nova função lançada pelo governo permite que os aposentados e pensionistas do INSS descubram se os seus benefícios possuem descontos irregulares. A consulta é feita pela internet. Veja agora no FDR como descobrir e até cancelar o desconto.
Os descontos irregulares são uma grande dor de cabeça para os aposentados e pensionistas do INSS. Muitos nem sabem que seus benefícios possuem esse tipo de desconto. Com a nova função lançada pelo Instituto é possível consultar facilmente.
Lembrando que os descontos de mensalidades associativas são permitidos, desde que o titular tenha autorizado. Qualquer redução do benefício não autorizada é classificada como irregular.
Como descobrir se o benefício do INSS possui desconto de mensalidade associativa?
tem desconto de mensalidade
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
A consulta agora pode ser feita pelo sistema Meu INSS, disponível via aplicativo ou site oficial. Para descobrir é só seguir os passos abaixo:
- Acessar o Meu INSS;
- Fazer o login com CPF e senha da conta Gov.br;
- Clicar no botão “mensalidade associativa”, se houver desconto ele será exibido;
- Escolher a opção desejada: excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício; bloqueio/desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato ou consultar termo de adesão;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
“Cabe ressaltar que, nesse primeiro momento, serão mostrados apenas os termos de adesão feitos de 25 de setembro deste ano em diante. Os contratos antigos vão aparecer futuramente, com uma nova atualização do sistema”, informa o INSS.
Também é possível solicitar o bloqueio do benefício para futuros descontos não autorizados. Essa medida é preventiva e deve ajudar a reduzir o número de descontos irregulares.
Para o próximo ano a previsão é de que o governo faça um reajuste nos benefícios do INSS. A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como calcular o valor do benefício, confira.