Minha Casa, Minha Vida oferece moradia gratuita para idosos de baixa renda

Alguns idosos estão sendo beneficiados com a isenção das parcelas de financiamento do Minha Casa, Minha Vida. Isso significa que conseguem moradia gratuita, tendo um imóvel em seu nome sem pagar nada por isso. Mas, para receber esse benefício há critérios específicos.

CASA DE GRAÇA PARA IDOSOS: VEJA COMO SE CANDIDATAR PARA TER ISENÇÃO NO MINHA CASA MINHA VIDA

Em outubro de 2023, uma portaria do Ministério das Cidades previu isentar uma parcela da população que adquiriu financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida. Isso significa que essas pessoas deixaram de pagar pela compra do imóvel, e ganharam moradia de graça.

A medida valeu para as prestações que seriam cobradas a partir de outubro de 2023, ou seja, tudo o que o idoso havia pago antes não seria devolvido. Além dos idosos, as pessoas com deficiência e quem vive em situação de vulnerabilidade também foi incluso.

Quem tem direito a isenção no Minha Casa Minha Vida?

O programa Minha Casa Minha Vida é dividido por faixas de renda, tendo como limite o ganho mensal de até R$ 8 mil. Cada grupo tem acesso a benefícios diferentes no que diz respeito a taxa de juros e liberação de subsídios. 

No entanto, a isenção estabelecida pelo governo no último ano não considera especificamente a faixa de renda, mas sim a inclusão de pessoas que recebem benefícios assistenciais.

Isso porque, ganharam gratuidade no financiamento aqueles que:

Quem conseguir um novo financiamento do Minha Casa, Minha Vida vai ser beneficiado?

Sim! Além daqueles que já tinham um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida e que a partir da decisão do governo conseguiram a isenção, quem comprar um imóvel a partir de agora também vai conseguir a moradia de graça.

Funciona assim:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile