Desde 2020 os aposentados e pensionistas já não recebem mais o 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no final do ano. Em 2024 a antecipação no primeiro semestre aconteceu ainda mais cedo, por isso as expectativas para 2025 são grandes.
Oficialmente, o calendário do INSS para 2025 ainda não foi montado. A expectativa é de que entre as últimas semanas de dezembro até o início de janeiro, o governo federal publique o calendário completo de pagamentos previdenciários do próximo ano.
E a partir disso serão reservados dois meses para liberação do 13º salário aos aposentados e pensionistas. Antes de 2020 o pagamento acontecia em meados de julho, e depois em novembro. Mas, a pandemia forçou o adiantamento do benefício na conta.
Chegou a ser cogitada a liberação de um abono extra no final do ano, chamado de 14º salário, e que cobriria as despesas já que o 13º havia sido adiantado. Mas, por falta de recursos o projeto de lei não avançou e por isso perdeu forças.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS em 2025?
Não serão todas as pessoas que recebem benefícios vindos do INSS que terão acesso ao 13º no próximo ano. A regra sobre o pagamento continua a mesma, porque foi determinada por lei.
Diante disso, somente poderão receber a quantia em conta quem:
- Recebeu algum benefício do INSS nos 12 meses anteriores ao pagamento do 13º salário;
- É aposentado, pensionista, ou tem acesso a algum auxílio temporário (ex.: auxílio-doença ou salário maternidade).
Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não pode receber o décimo terceiro salário.
Quando será pago o 13º salário do INSS em 2025?
Uma novidade anunciada para esse ano foi a antecipação do 13º salário do INSS antes do meio do ano. Até 2023 os valores eram depositado até junho, mas dessa vez foram adiantados.
Caso o governo siga as mesmas regras de 2024 os aposentados receberão o abono extra em:
- 1ª parcela: no calendário de pagamentos de abril;
- 2ª parcela: no calendário de pagamentos de maio.