Mais uma atualização no Enem dos Concursos foi divulgada nesta semana, agora feita pela Justiça Federal. O Concurso Nacional Unificado (CNU) terá nova fase na próxima semana. Confira agora o que muda.
Nas últimas semanas o Enem dos Concursos já passou por três mudanças importantes. A mais recente foi determinada pela Justiça Federal no último dia 3 de outubro. Ela deve afetar diretamente quem está inscrito no bloco 4 do CNU.
Mudança na divulgação dos resultados do Enem dos Concursos
Pelo cronograma os resultados das provas aplicadas em agosto seriam divulgados no dia 8 de outubro. Mas, com a recente decisão eles estão suspensos, ainda sem data definida.
A decisão da 14ª Vara Cível do Distrito Federal foi tomada após uma ação popular sobre um suposto vazamento das provas com questões sobre Trabalho e Saúde do Trabalhador. O fato teria acontecido em uma escola da cidade de Recife, quando os fiscais abriram, pela manhã, por engano um envelope de provas que seriam aplicadas à tarde.
Os candidatos até chegaram a receber as provas, mas foram interrompidos após preencherem os campos de identificação.
No entendimento do juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal Cível, o fato pode ser considerado um vazamento de provas, por isso a divulgação do resultado está suspensa até que uma nova decisão seja tomada.
“As provas dos autos indicam que os fatos não se limitaram à violação do malote com os cadernos de questões, mas avançaram para o vazamento do conteúdo das próprias questões, o que, ao tempo em que viola a isonomia entre os candidatos, contamina o prosseguimento do concurso com a pecha da imoralidade, exigindo-se, assim, a pronta atuação do Judiciário no caso concreto”, decidiu o juiz.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai recorrer da decisão.
Mudanças na prova de títulos do Enem dos Concursos
Também no dia 8 de outubro será feita a convocação dos candidatos que participarão da prova de títulos. Essa etapa acaba de passar por importantes mudanças:
- A prova de títulos se tornou obrigatória para todas as vagas do Bloco 8 – Nível Intermediário;
- Apenas documentos originais ou autenticados em cartório serão aceitos como comprovantes;
- Todos os documentos devem estar em formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB;
- Todos os documentos enviados como comprovação devem ser mantidos pelo candidato, pois é possível que seja necessário apresentá-los ao Ministério da Gestão;
- Agora os documentos de comprovação de escolaridade não serão considerados na avaliação de títulos, servirão apenas como comprovação dos requisitos básicos para o cargo desejado;
- Documentos ilegíveis ou enviados em outros formatos não serão aceitos.
- Apenas os certificados de cursos de especialização (lato sensu) que apresentarem carga horária acima de 360 horas e tiverem registro autêntico serão aceitos.
- Profissionais da iniciativa privada terão que enviar imagens das carteiras de trabalho ou do contrato.
- Enquanto os MEIS terão que apresentar recibos de pagamento e contratos que detalhem o serviço prestado.
Mudança na concorrência do CNU
Anteriormente o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o MGI, havia feito uma atualização na concorrência do CNU. Essa ação foi necessária porque dos 2,1 milhões de inscritos, apenas 970.037 de fato fizeram as provas do Concurso Nacional Unificado.
Com isso após os levantamentos dos participantes, considerados as desclassificações, uma nova concorrência foi identificada, nesta matéria você confere mais detalhes.
Acompanhe a seção de Concursos do FDR e se mantenha bem-informado sobre as seleções abertas e editais previstos.