Dia das Crianças: como economizar no presente sem apertar o orçamento

No próximo sábado, 12 de outubro, o país comemora tradicionalmente o Dia das Crianças. A data existe há mais de 100 anos, e tem como objetivo celebrar a vida dos pequenos. É um costume brasileiro presentear as crianças, mas pode trazer consequências ao orçamento. 

dia das crianças
Dia das Crianças: como economizar no presente sem apertar o orçamento
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Um estudo realizado em 2024 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontou que 47% das pessoas com menos de 27 anos, não sabem lidar com as finanças.

É importante falar sobre educação financeira com as crianças desde cedo. Entender o orçamento da casa, quais os limites na hora das compras, e principalmente como se planejar para conseguir realizar um sonho de consumo. 

Em datas comemorativas como o Dia das Crianças, esse assunto fica ainda mais necessário. As vezes, o brinquedo que a criança sonha em ganhar não cabe no bolso dos pais. Por isso, uma boa conversa pode ser interessante para ajudar a lidar com a frustração. 

 Como economizar no presente do Dia das Crianças 

Existem estratégias para conseguir economizar no presente, não deixar de dar a lembrancinha e ainda ter sucesso dentro do orçamento. É importante pensar que muitas vezes não é só o pequeno que fica triste com a impossibilidade de fazer um compra maior. 

O adulto também se frustra ao não conseguir comprar o presente de Dia das Crianças que seu filho, sobrinho, enteado, afilhado, neto, enfim, que seu pequeno quer. Mas é necessário pensar a longo prazo. 

Faça pesquisa de preços 

  • Lojas do comércio de rua costumam ter valor mais em conta do que lojas de shoppings, porque a concorrência é maior;
  • Se a compra for pela internet, faça pesquisas em diferentes sites e Apps, você também pode usar a função “Google Shopping” por meio da pesquisa do produto no Google. 

Troque o presente por experiência 

  • Ao invés de presentear a criança com mais um brinquedo, roupa ou acessório, apresenta a possibilidade de trocar o presente físico por um dia no parque, um passeio no shopping, no zoologico e etc. 

Não leve a criança no dia das compras

  • Mantenha o foco. Chegue na loja já sabendo o que vai comprar, e escolha o brinquedo que mais combina com a personalidade e idade da criança;
  • As vezes, levar a criança na loja atrapalha na escolha do brinquedo ou roupa, um produto de personagem acaba sendo mais caro do que o mesmo produto que não seja de uma linha de personagem. 

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com