Hoje, quem faz a solicitação do auxílio-doença com perícia médica digital pode conseguir o afastamento de até 180 dias. No entanto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estuda diminuir esse prazo quando a perícia for por análise documental e não presencial.
A perícia por atestado médico é realizada por meio dos recursos do Atestmed. Nele, um perito digital avalia o documento emitido por um médico que não está vinculado ao INSS, mas que atesta a doença e recomenda um período máximo de dias afastado do trabalho.
Este período de afastamento recomendado pelo profissional precisa ser de no máximo 180 dias para que a perícia digital seja aceita. Se o médico entender que 6 meses (180 dias) é pouco para recuperação, o trabalhador vai precisa passar pelo atendimento presencial do INSS.
Mudanças no prazo de liberação do auxílio-doença por perícia digital
Agora, o INSS avalia diminuir o prazo de até 180 dias de afastamento com perícia digital. Neste caso, obrigaria o segurado a passar por uma avaliação médica mais frequente para manter o benefício.
Ao diminuir o prazo, o Instituto acredita que conseguiria acompanhar mais de perto o estado de saúde do trabalhador. A proposta pode exigir que novas perícias sejam feitas a cada 60 ou 90 dias, dependendo do caso.
Também há estudos para exigir perícia médica presencial, ou tornar o sistema de análise do atestado mais rígido, quando o pedido for de renovação do auxílio-doença. Isso porque, o governo quer diminuir o número de fraudes envolvendo esse benefício.
Como conseguir passar pela nova perícia médica do INSS
Caso as novas medidas sejam adotadas, os segurados que recebem o auxílio-doença, ou que farão o pedido ao INSS, precisam estar atentos a alguns pontos.
- Conferir o prazo de validade do seu benefício, bem como a necessidade de marcar uma nova perícia médica;
- Manter a documentação médica que comprove o seu estado de saúde sempre atualizada;
- Registrar todas as consultas médicas que estão sendo feitas no período de recebimento do auxílio-doença;
- Comparecer na perícia médica sempre que for agendado, a fim de não perder o seu benefício.