Ser reintegrado ao mercado de trabalho pode ser um desafio para os profissionais que já passaram dos 50 anos. Apesar do aumento da experiência conquistada com o avanço da idade, muitos trabalhadores ainda encontram dificuldades para conseguir emprego.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), levantamento que é divulgado mensalmente pelo Governo Federal, apenas 17% dos empregados brasileiros com contrato formal de emprego possuem mais de 50 anos.
No entanto, em algumas áreas, os profissionais com mais idade são valorizados e costumam ser procurados por empregadores.
Dessa forma, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, os profissionais com idade avançada e que possuem formação ou especialização em algumas das funções tendem a ter maiores oportunidades de conquistar uma vaga de emprego.
Além de estarem preparados para o mercado de trabalho, a recomendação é de que esses cidadãos também busquem órgãos oficiais que possam ajudar na formação. Atualmente, alguns estados oferecem programas que remuneram o ensino profissional, por exemplo.
Outra opção é realizar a busca por vagas de emprego que se adequem ao seu perfil. Essa procura pode ser realizada em Agências do Trabalho, por exemplo. Nos locais, o candidato irá detalhar suas experiências e falar sobre sua disponibilidade.
Em seguida, o seu perfil será cruzado com o de empresas que estão com vagas abertas. Nesse momento, será marcada uma entrevista profissional que poderá ser encerrada com a contratação formal do trabalhador.
Confira a lista com as 10 profissões que mais empregam trabalhadores com 50 anos ou mais:
- Açougueiro;
- Ajudante de motorista;
- Alimentador de linha de produção;
- Almoxarife;
- Assistente administrativo;
- Atendente de lanchonete;
- Atendente de lojas e mercados;
- Auxiliar de escritório;
- Auxiliar de manutenção predial;
- Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos).
Veja outras informações sobre as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho neste link.