Já está valendo a nova bandeira tarifária da conta de luz, que representa faturas mais caras em outubro. O reajuste da tarifa é o mais alto dentro do sistema de bandeira tarifária, sendo válido para todo o país. Confira qual será o impacto no seu bolso.
Mais uma vez a conta de luz ficou mais cara em todo o país com a implementação de uma nova bandeira tarifária. O aumento acontece exatamente em um dos momentos em que o consumo de energia elétrica é maior.
O que significa bandeira vermelha patamar 2?
- O sistema de bandeiras tarifária vai do verde, onde não há cobrança adicional, ao vermelho patamar 2.
- Este último é o que tem um maior custo para o consumidor.
- Na bandeira vermelha patamar 2 o consumidor paga R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
- Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, essa bandeira foi acionada por cauda do risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).
- Fatores desencadeados pela previsão de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica.
Aumento no consumo de energia elétrica
- Além das condições desfavoráveis de geração de energia elétrica, o calor e o tempo seco acabam também gerando um maior consumo de energia elétrica.
- Uma das estratégias do governo para reduzir esse aumento é retomar o horário de verão, assunto que ainda divide opiniões.
- A especialista do FDR, Laura Alvarenga, traz informações sobre a possível data de início do horário de verão.
- Enquanto isso, os consumidores podem adotar ações simples para reduzir o consumo, consequentemente pagar uma conta mais barata.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta o programa Tarifa Social, que pode deixar a sua conta mais barata, confira:
Nesta matéria você confere dicas para economizar na conta de luz e conseguir uma redução de até 35%.