Pensando em acelerar o atendimento à pessoa com deficiência o INSS deu início a um importante projeto. Em um só lugar os cidadãos terão acesso a diversos serviços, incluindo a emissão de documentos. A previsão é de que mais unidades deste tipo sejam inauguradas.
O Instituto Nacional do Seguro Social acaba de divulgar uma boa notícia para as pessoas com deficiência. A inauguração da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência aconteceu no último dia 27 de setembro. Com isso já é possível buscar atendimento.
Assista ao vídeo abaixo do colunista do FDR, Ariel França, para aprendar a dar entrada na aposentadoria pela internet:
Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência
- A Central foi criada em parceria com o governo do estado da Bahia, a primeira unidade foi inaugurada no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Shopping da Bahia, localizado na Av. Tancredo Neves.
- São seis guichês de atendimento, todos seguindo os critérios de acessibilidade e inclusão.
- Inclusive, a unidade conta com intermediação (física ou virtual, em tempo real) de um intérprete de Libras para as pessoas com deficiência auditiva
- Em um só lugar será possível solicitar benefícios ou a emissão de documentos, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
- Ou ainda a carteirinha que dá acesso ao transporte público gratuito.
- Também é possível fazer a inscrição em programas sociais e esportivos governamentais, entre outros.
- O atendimento está disponível de segunda à sexta, das 9h às 18h, preferencialmente com horário marcado pelo sistema SAC Digital.
Serviços do INSS para Pessoas com Deficiência
- Além de solicitar benefícios, incluindo o BPC, na unidade será possível acompanhar os pedidos.
- Fazer a emissão do extrato da conta, emitir certidões e até receber informações importantes.
- Vale lembrar que os serviços do INSS são gratuitos.
Precisando fazer a prova de vida do INSS? A especialista do FDR, Lila Cunha, esclarece as informações sobre os documentos necessários.