História para saber como evitar: aposentada perde benefício e é convocada a devolver mais de R$ 60 mil; veja o que motivou

Uma história que serve de alerta para milhares de beneficiários: uma aposentada na Espanha viu sua vida financeira virar de cabeça para baixo após descobrir que recebia indevidamente um benefício social há anos. A mulher, que não havia contribuído o suficiente para a Previdência Social, dependia da pensão não contributiva para sobreviver. No entanto, uma revisão rigorosa realizada pelo governo espanhol revelou que sua situação financeira não se enquadrava mais nos critérios para receber o benefício.

História para saber como evitar: aposentada perde benefício e é
convocada a devolver mais de R$ 60 mil; veja o
que motivou. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A aposentada incluiu seu filho no pedido de pensão, alegando que ele fazia parte do núcleo familiar. Com base nessa informação, o governo concedeu o benefício máximo. Porém, uma investigação posterior revelou que o filho havia se mudado há anos e não residia mais na mesma casa. Essa divergência entre a informação prestada e a realidade levou à suspensão do benefício e à exigência da devolução de mais de 10 mil euros.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadorias, confira.

As consequências da fraude

A situação da aposentada espanhola serve como um alerta para a importância de informar corretamente as autoridades sobre a sua situação financeira ao solicitar benefícios sociais. A omissão de informações ou a prestação de dados falsos podem resultar em sérias consequências, como a perda do benefício e a necessidade de devolver valores recebidos indevidamente. Além do impacto financeiro, a situação pode gerar grande estresse e insegurança para o beneficiário.

Assim, ao solicitar benefícios, é importante:

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile