Qual o valor da pensão por morte em 2024? Confira regras e com receber

pensão por morte é um direito dos dependentes de segurados já falecidos. Apenas quem recebe o BPC não deixa essa pensão. No último ano algumas mudanças foram feitas, por isso, antes de dar entrada fique de olho.

Qual o valor da pensão por morte em 2024? Confira regras e com receber (Imagem: FDR)

Os dependentes de um segurado do INSS que faleceu podem solicitar a pensão por morte. Mas, o valor não será igual ao recebido pelo segurado enquanto ele estava vivo. Isso porque o Instituto aplica uma regra na hora de calcular o valor.

Outros pontos também precisam ser observados antes da solicitação, principalmente porque as regras mudaram com a Reforma da Previdência.

Quem tem direito a pensão por morte?

O Instituto Nacional do Seguro Social define três classes que têm direito à pensão:

Essas classes também definem a ordem de prioridade. Por exemplo, primeiro será pago às pessoas que fazem parte da 1ª classe, caso o segurado não tenha nenhum desses, a pensão será destinada à 2ª e depois à 3ª.

Qual o valor da pensão por morte?

A principal mudança trazida no ano passado foi o valor. Atualmente a pensão 50% do valor do benefício. Há ainda um acréscimo de 10% por dependente.

Com isso para receber o valor total do benefício do segurado é necessário que ele tenha 5 dependentes diretos.

Caso um desses dependentes seja considerado inválido ou tenha alguma deficiência mental, o valor será de 100% do benefício recebido.  No quadro abaixo eu te explico melhor o que mudou nessa pensão com a Reforma da Previdência:

COMO ERA  COMO FICOU
Dependentes tinham direito a 100% da remuneração do falecido.  Dependentes têm direito a 50% da remuneração + 10% por dependente.
O valor do benefício era de, pelo menos, um salário mínimo.  O valor pode ser menor por causa do novo percentual adotado. 

O acúmulo da pensão com outros aposentadoria sem limites. 

Não é mais possível receber o valor integral dos dois benefícios.
Pensão poderia ser vitalícia. 
  • Cônjuges com menos de 44 anos de idade e 2 anos de união têm limites para o recebimento que estão relacionado à idade.
  • Dependentes com idade entre 21 e 26 anos só recebem a pensão pelo período de seis anos.

Se o segurado não estava aposentado na data de falecimento, o valor é calculado a partir da benefício por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez.

Qual o valor da pensão por morte em 2024? Confira regras e com receber (Imagem: FDR)

Mudança na Pensão por morte

Outra mudança foi quando a duração da pensão, em alguns casos ela não será vitalícia. Por exemplo, para cônjuges com menos de 44 anos de idade e menos de dois anos de casamento ou união estável; ou ainda para dependentes com idade entre 21 e 26 anos.

Confira abaixo quanto tempo essa pensão pode durar de acordo com a idade do dependente:

A pensão pode ser solicitada pelo site Meu INSS; em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento 135.

Segundo a colunista Lila Cunha, especialista do FDR, o presidente Lula aprovou uma medida que vai mudar as pensões.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile