2025 com 10 feriadões já confirmados: veja as datas de folgas prolongadas

Depois de um ano com poucos feriados nacionais caindo em dias de semana, os brasileiros poderão ganhar mais dias de folga. É que o calendário do próximo ano prevê pelo menos dez feriados para 2025, sendo nove prolongados, o que deve mexer com o turismo do país. 

feriados 2025
2025 com 10 feriadões já confirmados: veja as datas de folgas prolongadas
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Muitas pessoas não têm folga ou férias programadas para os dias de semana, e por isso esperam por um feriadão para conseguir descansar. Neste ano, quem estava acostumado com as emendas de feriado, acabou se decepcionando com o cronograma.

Quando o feriado possibilita uma emenda, como quinta e sexta-feira, ou segunda e terça-feira. Ou até uma emenda mais tímida, junto com o final de semana, de sexta-feira a domingo, o setor do turismo ganha com isso, através de reserva de hotéis, restaurantes e outros.

Não há como o governo mexer no calendário, já que os feriados são decretados por lei e normalmente têm relação com uma comemoração religiosa, ou histórica para o país, estado ou cidade. Logo, quando caem em finais de semana não há como antecipar. 

Quem não consegue se beneficiar com a folga em dias de semana porque há menos feriado nacionais em 2024, pode aproveitar os feriados estaduais e municipais. Por exemplo, aniversário da cidade, dia do santo padroeiro, comemoração por alguma luta ou causa histórica.

Feriadões confirmados para 2025

Do calendário de 2025, haverão 13 feriados nacionais, sendo que nove cairão em dias úteis de trabalho, podendo render folgas prolongadas.

Os números valem apenas os feriados válidos para todo país, mas ainda há de se considerar os feriados estaduais e municipais. 

O calendário de feriados para 2025 incluem as seguintes comemorações:

Janeiro

Março

Abril

Maio

Junho

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Resumindo, os feriados nacionais que cairão em dias de semana são: Ano Novo, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Dia de Zumbi e da Consciência Negra e Natal. 

Diferença entre feriado e ponto facultativo 

Por lei, o feriado permite o fechamento de todos os comércios, empresas, e instituições públicas e privadas. 

Enquanto isso, o ponto facultativo não obriga o fechamento, cabe ao dono do empreendimento decidir se ele funcionará ou não.

Sou obrigado a trabalhar nos feriados?

Depende! A folga no feriado é um direito de todo trabalhador com carteira assinada que não exerce atividade considerada essencial. No entanto, se o empregador solicitar a sua presença neste dia, ele deverá te remunerar por isso. 

Quem trabalha no feriado recebe em dobro, ou seja, o dia vale 100% a mais. Caso o empregador não queira pagar, ele deve permitir que o funcionário folgue em algum outro dia da mesma semana. 

As emendas de feriado, por exemplo, no dia 2 de maio que caí em uma sexta-feira após o feriado nacional do Dia do Trabalho, o empregado pode ser obrigado a trabalhar. Isso porque, por lei não é dada folga, tudo vai depender da organização do empregador. 

A mesma regra das emendas vale para os pontos facultativos. No carnaval, por exemplo, o patrão pode exigir que o trabalhador se apresente na empresa. E ao trabalhar nesta data ele não vai ganhar nada mais por isso. 

Calendário de feriados para 2024

Normalmente, a data que caí em determinado dia de semana vai cair no dia de semana seguinte no próximo ano. Por exemplo: dia 24 de setembro de 2024 caiu numa terça-feira, o dia 24 de setembro de 2025 cairá em uma quarta-feira. 

No entanto, estamos em um ano bisexto, quer dizer, que possuí 366 dias e não 365. Por conta disso, de um ano para o outro (2023 para 2024) houve espaço de tempo de dois dias da semana para a mesma data. 

Por exemplo, 24 de setembro de 2023 caiu num domingo e 24 de setembro de 2024 caiu na terça-feira. Por conta disso, muitos feriados nacionais em 2024 acabaram acontecendo em finais de semana, como sábado e domingo. 

Perceba pelo cronograma do segundo semestre do ano:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile