A consulta ao quinto e último lote de restituição do IRPF 2024 foi liberada pela Receita Federal nesta segunda-feira, 23. No total, 511.025 contribuintes terão direito ao crédito bancário, com valores somando R$ 1 bilhão, que serão depositados no dia 30 de setembro.
A restituição do IRPF 2024 beneficiará contribuintes que indicaram suas contas bancárias no momento da declaração. A quantia total, que ultrapassa R$ 1 bilhão, será transferida na próxima segunda-feira. Este lote inclui contribuintes com prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e profissionais da educação, totalizando 116.785 beneficiários prioritários.
A restituição do IRPF 2024 também contemplará 201.381 contribuintes que não possuem prioridade. Desse total, 106.289 receberão seus valores sem estarem em grupos prioritários, enquanto 86.570 contribuintes terão prioridade devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
Contribuintes que não foram incluídos em nenhum dos cinco lotes da restituição do IRPF 2024 podem estar com pendências. Aqueles que esperavam o valor, mas não foram contemplados, provavelmente estão retidos na malha fina.
Quem tem direito à restituição do IRPF 2024?
A restituição do IRPF nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o Imposto de Renda, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações.
É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.
Consulta da restituição do IR 2024
Para consultar se foi incluído no próximo lote de restituição do IRPF 2024, o contribuinte deve esperar uma semana antes da data de pagamento e seguir este passo a passo:
-
Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”;
-
Na opção “Serviços” selecione “Consultar minha restituição”;
-
Em seguida “Iniciar”;
-
Informe: CPF do titular, data de nascimento e ano;
-
Confirme.