Aposentadoria sem idade mínima pelo INSS? Em alguns casos é sim possível dispensar o critério de idade e ter acesso a aposentadoria. Esse sistema ajuda principalmente quem atua em trabalhos que podem causar risco à saúde.
O INSS tem diversos tipos de aposentadoria, na maioria deles a idade mínima é sim um dos requisitos básicos. Mas, há também condições especiais que podem fazer com que o segurado consiga se aposentar sem precisar esperar tanto tempo.
Com a Reforma da Previdência a idade mínima para a aposentadoria em 2024 é de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. Em 2025 o Instituto deve adotar uma nova idade mínima.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traaz informações sobre a revisão dos benefícios do INSS, confira:
Aposentadoria sem idade mínima
Existem duas formas de se dispensar o critério de idade na hora de solicitar a aposentadoria:
Aposentadoria por invalidez:
- O benefício é pago ao segurado que passou pelo auxílio-doença, pela etapa de reabilitação profissional, mas não tem condições de permanecer no mercado de trabalho.
- Atualmente esse tipo de aposentadoria é chamada de Benefício por Incapacidade Permanente, justamente porque a incapacidade não pode ser revertida.
- Nesse tipo de aposentadoria o segurado não pode seguir trabalhando, caso continue no mercado de trabalho o Instituto Nacional do Seguro Social pode cancelar o benefício.
Aposentadoria especial:
- É um tipo de aposentadoria voltada aos profissionais que atuam em serviços com potencial risco à saúde.
- Nela o tempo de contribuição ao INSS também é reduzido, sendo possível se aposentar a partir de 15 anos de contribuição.
- No caso da aposentadoria especial o segurado pode seguir trabalhando, desde que não exerça atividade com risco à saúde.
A colunista Lila Cunha, especialista do FDR apresenta mais informações sobre esse tipo de aposentadoria.
Os segurados podem solicitar essas e outras formas de aposentadoria através do Meu INSS.