Mudanças nas regras da CNH com nova lei afeta idosos com 50, 60 e 70 anos de idade; confira o que muda

A nova lei da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entrou em vigor em 2024. Porém, para muitos brasileiros, a regulamentação pode representar o fim do seu direito de dirigir veículos no país. Os mais afetados com as mudanças são os motoristas com 50 anos e idosos com 60 e 70 anos. 

Mudanças nas regras da CNH com nova lei afeta idosos com 50, 60 e 70 anos de idade; confira o que muda
Imagem: FDR

 

Uma das principais modificações é a alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira. Com a nova legislação, os prazos de validade da CNH foram modificados: 10 anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco anos para os de 50 a 69 anos, e três anos para os com 70 anos ou mais.

A especialista Lila Cunha comenta sobre a CNH, confira

Entenda as mudanças da CNH para motoristas de 50, 60 e 70 anos

Como fazer a renovação da CNH com as novas regras de habilitação?

Os idosos habilitados precisam estar cientes das consequências de dirigir com a CNH vencida, já que ela vence mais rápido para pessoas com 50 e idosos de 60 e 70 anos. Para renovar, é preciso:

Nova lei garante descontos na renovação da CNH para motoristas com mais de 50 anos 

Apesar das exigências, os motoristas com 50 anos receberam uma boa notícia: eles foram com um desconto de 50%, o que incentiva o motorista na hora da renovação. No Brasil, são mais de 27 milhões na faixa etária.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile