Atenção! Caixa emite comunicado sobre golpes usando pagamento do Bolsa Família

Depois de sucessivos casos de fraudes e golpes atingindo inscritos no Bolsa Família, a Caixa Econômica decidiu dar início a uma campanha para combater essa situação. As redes sociais do banco, e os canais de comunicação com os clientes estão sendo usados nesta missão. 

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Atenção! Caixa emite comunicado sobre golpes usando pagamento do Bolsa Família
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os bandidos estão usando o nome da Caixa Econômica para aplicar golpes nos beneficiários do Bolsa Família. Ao enviarem links aos cidadãos, por meio do acesso a essas páginas eles conseguem roubar os dados e até mesmo roubar dinheiro dessas pessoas. 

Segundo o banco, o clique nestes links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

Como funciona o golpe no pagamento do Bolsa Família

De acordo com a apuração da Caixa, e do governo federal, o golpe está sendo aplicado pelo mecanismo de phishing, um tipo de técnica usada para enganar usuários pela internet. 

O termo em inglês significa pesca, e foi denominado assim porque os criminosos jogam uma isca para atrair as vítimas e dar o golpe. 

Essa “isca” normalmente são: e-mails, SMS, ligação, mensagem por WhatsApp e outros. Com um texto atrativo, prometendo alguma bonificação ou ainda dizendo que o governo vai cassar o seu benefício, a mensagem pede que o usuário clique no link indicado. 

Ao clicarem no link suspeito, o usuário torna suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos. Há risco de que eles consigam entrar no Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta.

Como não cair em golpes que usam o Bolsa Família?

A Caixa Econômica se prontificou em enviar mensagens via SMS, e-mail dos beneficiários do Bolsa Família, e também a postar nas suas redes sociais dicas de como se prevenir de golpes. 

Para identificar quando a mensagem é falsa, vale a pena entender que:

  • O MDS não vai mandar SMS ou WhastApp para o seu telefone;
  • As mensagens enviadas são sempre pelo App Bolsa Família, App Caixa Tem ou por extrato bancário;
  • O MDS não vai pedir que você clique em um link e preencha seus dados pessoais de forma online;
  • Desconfiem de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
  • Não forneçam senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com