Depois de sucessivos casos de fraudes e golpes atingindo inscritos no Bolsa Família, a Caixa Econômica decidiu dar início a uma campanha para combater essa situação. As redes sociais do banco, e os canais de comunicação com os clientes estão sendo usados nesta missão.
Os bandidos estão usando o nome da Caixa Econômica para aplicar golpes nos beneficiários do Bolsa Família. Ao enviarem links aos cidadãos, por meio do acesso a essas páginas eles conseguem roubar os dados e até mesmo roubar dinheiro dessas pessoas.
Segundo o banco, o clique nestes links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
Como funciona o golpe no pagamento do Bolsa Família
De acordo com a apuração da Caixa, e do governo federal, o golpe está sendo aplicado pelo mecanismo de phishing, um tipo de técnica usada para enganar usuários pela internet.
O termo em inglês significa pesca, e foi denominado assim porque os criminosos jogam uma isca para atrair as vítimas e dar o golpe.
Essa “isca” normalmente são: e-mails, SMS, ligação, mensagem por WhatsApp e outros. Com um texto atrativo, prometendo alguma bonificação ou ainda dizendo que o governo vai cassar o seu benefício, a mensagem pede que o usuário clique no link indicado.
Ao clicarem no link suspeito, o usuário torna suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos. Há risco de que eles consigam entrar no Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta.
Como não cair em golpes que usam o Bolsa Família?
A Caixa Econômica se prontificou em enviar mensagens via SMS, e-mail dos beneficiários do Bolsa Família, e também a postar nas suas redes sociais dicas de como se prevenir de golpes.
Para identificar quando a mensagem é falsa, vale a pena entender que:
- O MDS não vai mandar SMS ou WhastApp para o seu telefone;
- As mensagens enviadas são sempre pelo App Bolsa Família, App Caixa Tem ou por extrato bancário;
- O MDS não vai pedir que você clique em um link e preencha seus dados pessoais de forma online;
- Desconfiem de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
- Não forneçam senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.