Aposentados do INSS são surpreendidos com nova decisão que define fim de super reajuste no benefício

Iniciado na última sexta-feira (20), a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Revisão da Vida Toda não será a favor do reajuste do salário dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social: até o momento, já foram registrados seis votos contra a medida no plenário virtual. 

Aposentados do INSS são surpreendidos com nova decisão que define fim de super reajuste no benefício
Imagem: FDR

A medida tem o objetivo de corrigir os valores que são pagos pelo INSS para cidadãos com contribuições mais antigas. Assim, o valor seria recalculado. Porém, o STF decidiu que os aposentados não podem escolher o regime que mais os beneficiaria na  aposentadoria do INSS.

A especialista Lila Cunha comenta sobre o INSS, confira.

STF definiu pelo fim do reajuste nas aposentadorias do INSS?

O que é a revisão da vida toda?

O objetivo da Revisão da Vida Toda é recalcular o salário de aposentados e pensionistas do INSS a partir do que foi contribuído antes de julho de 1994. Na reforma da Previdência em 1999, o Governo Federal decidiu que os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 não poderiam ser incluídos no cálculo da pensão ou aposentadoria.

Isso porque eles foram pagos em cruzeiro, a moeda da época. O real começou a circular em 1º de julho do mesmo ano. Porém, para os trabalhadores e aposentados que já contribuíram na época, não faz sentido receber um salário menor, sem considerar as contribuições anteriores.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile