Tupperware vai decretar falência e haverá super promoção dos potes? Confira o que se sabe

O carinho pelos potes colecionáveis e a lealdade à marca são fatores que ainda mantêm os revendedores da Tupperware confiantes no Brasil. Mesmo diante das dificuldades financeiras da fabricante, a tradição que atravessa gerações continua forte entre os consumidores.

Tupperware vai decretar falência e haverá super promoção dos potes? Confira o que se sabe. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Segundo a Bloomberg, a Tupperware pode declarar falência nos próximos dias, com base em fontes ligadas à empresa. Após o anúncio, as ações do grupo caíram 59,03% nos Estados Unidos da América (EUA), sendo negociadas a US$ 0,4875, antes de serem suspensas na bolsa de Nova York.

No ano passado, a Tupperware já havia sinalizado a possibilidade de falência, o que agora parece estar se concretizando, segundo especialistas do mercado. A Tupperware, cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores, declarou possuir ativos entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão e passivos que variam de US$ 1 bilhão a US$ 10 bilhões

A marca, conhecida por seus produtos de armazenamento de alimentos, busca autorização judicial para conduzir a venda de seus negócios enquanto prossegue com as operações durante o processo de falência.

Com 80 anos de história, a Tupperware liderou o mercado por décadas, mas desde 2020 já indicava dificuldades para manter suas atividades. Em junho deste ano, considerou fechar sua única fábrica nos EUA e demitir 150 funcionários.

A empresa também está em negociações há meses com credores para gerenciar uma dívida superior a US$ 700 milhões. Apesar de acordos para aliviar parte dos débitos, a situação financeira da companhia continuou a se agravar.

Tupperware ao longo dos anos 

A Tupperware, fundada em 1946 por Earl Tupper, revolucionou o mercado com seus produtos plásticos e o inovador selo hermético. A marca ganhou espaço nos lares americanos através de festas de vendas realizadas no subúrbio, consolidando sua liderança no setor por décadas.

No entanto, com a queda dessas festas e o aumento da concorrência, a demanda pelos produtos Tupperware começou a diminuir. A empresa não acompanhou a transição do varejo para o digital, onde consumidores migravam para plataformas como Amazon e Walmart em busca de opções mais baratas ou ecológicas. A pandemia trouxe um aumento temporário nas vendas, mas o efeito foi passageiro.

Em 2022, ainda dependente de um exército de 300 mil vendedores diretos, a Tupperware enfrentava problemas financeiros crescentes, que foram mascarados pela especulação em torno de suas ações. Mesmo com a troca de CEO e planos de fechamento de fábricas, a empresa não conseguiu reverter a crise e, ao fim, sucumbiu às dificuldades econômicas.

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Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.